A

C

E

L

M

P

T

V

X

Guarujá realiza programação especial no Mês da Mulher

No dia 8 de março, a Secretaria de Cultura levará apresentações voltada à mulher



Para celebrar o Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março – a Prefeitura de Guarujá realizam uma programação alusiva ao Mês as Mulher. As atividades, coordenadas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), foram iniciadas nesta segunda-feira (2), com um ato ecumênico. O rito religioso envolvendo diversas crenças aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Guarujá – Sindiserv.

A Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres é responsável pela programação, que prossegue na quarta-feira (4), às 18 horas, com a realização do “Momento Mulher” na Casa do Educador (Avenida Leomil, 164 – Centro). Na ocasião, serão homenageadas três profissionais da Educação do Município. Já na quinta-feira (5), às 14 horas, acontece uma roda de conversa sobre “Direitos da Mulher”. A iniciativa será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vicente de Carvalho (Rua Osvaldo Aranha, 800 – Jardim Boa Esperança).

As atividades têm sequência na sexta-feira (6), às 14 horas, abordando a temática “Planejamento familiar” na Pastoral da Criança do Santo Antônio (Rua José Ferreira Canaes, 29 – Santo Antônio). Para o encontro, a Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, convidou a Secretaria Municipal de Saúde.

Sensibilização com surfistas – Ainda no dia 6, a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e a Assessoria de Políticas Públicas para Juventude conduzirão uma roda de conversa com o tema “Falando de Sexualidade e HIV”. A ação será destinada a jovens surfistas que participarão do Campeonato Nacional Rip Curl Gromets Search, no Núcleo de Informação e Educação Ambiental Paulo Tendas, da Praia do Tombo – Bandeira Azul. A ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Prainha Branca – Todas as sextas-feiras do mês (6, 13, 20 e 27), às 14 horas, o Projeto “Manuella vai à comunidade”, que ensina a técnica de confecção de bonecas, irá à comunidade Prainha Branca desenvolver o aprendizado com as mulheres do local. A atividade é coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Vida Plena – Já no sábado (7), às 15 horas, a Assessoria leva o tema “Direitos da Mulher” para integrantes da ONG Vida Plena (Rua Laurindo Santana, 257 – Santa Rosa). De acordo com a assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura, Eugênia Lisboa, a proposta do Mês da Mulher é realizar uma programação acessível a diversos públicos. “A prefeita Antonieta nos deu a missão de ampliar as ações porque a data de 8 de março é muito importante, mas precisamos atingir os diversos espaços onde as mulheres estão, com várias atividades. Por isso desenvolvemos um mês de programação com ações de saúde, lazer e conscientização.”

Feira de domingo – Uma grande festa em homenagem as mulheres, com apresentações de música, poesia, dança e teatro, será realizada pela Secretaria de Cultura na feira de domingo, na Avenida Santos Dumont. De acordo com Eugênia, “a música já nos ensina que ‘todo artista tem de ir aonde o povo está’. E é exatamente isso que estamos fazendo, indo até o povo com intervenções culturais, abordagens de saúde, rodas de conversa sobre temas diversos e até aula de zumba na Praça 14 Bis. Iremos da Prainha Branca a Santa Cruz dos Navegantes, da Prainha em Vicente de Carvalho a Santa Rosa, Perequê e Jardim Boa Esperança. Passaremos por diversos lugares, até para contemplar aquelas mulheres que não possuem recursos para pagar a passagem de ônibus. Teremos atividades para levar as mulheres ao cinema e Acqua Mundo, assim como estaremos com as jovens do Camp Guarujá, mulheres que fazem tratamento por causa de dependência química, mães dos internos da Fundação Casa e idosas da Abrasti e do Lar Vicentino.”

Entre os dias 10 e 13 de março, serão realizadas uma série de rodas de conversa abordando planejamento familiar, câncer de mama, Direitos da Mulher nas unidades dos Cras, associações de moradores e instituições religiosas.

Dia do Desapego – No dia 14 de março, um sábado, será promovido o Dia do Desapego, com a Feira “Trocas e Experiências de Economia Solidária” no Centro de Atendimento à Terceira Idade (Avenida Adhemar de Barros, 571 – Santo Antônio). O evento conta com a participação do Conselho, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Zumba na 14 Bis – As comemorações continuam com uma grande aula de zumba para estimular a atividade física entre as mulheres na Praça 14 Bis. O evento começa às 19 horas, seguida pelo projeto “Dançando na Praça”. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura conta com a participação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Até o fim do mês, várias instituições continuam recebendo as rodas de conversa que abordarão temas como gravidez na adolescência e sexualidade, planejamento familiar, Lei da Guarda Compartilhada e direitos da pessoa idosa e sua saúde.

Cinema e Acqua Mundo – No dia 24, às 15 horas, mulheres da Cidade serão levadas pela equipe do Fundo Social para uma sessão de cinema no Cine 3 Ferry Boat’s e, no dia seguinte, ao Acqua Mundo, das 9 às 16 horas, com ingressos distribuídos nas atividades.

Já entre nos dias 26 e 27, haverá uma sequência de rodas de conversa com mães dos jovens em situação de medida socioeducativa, sobre saúde na terceira idade com mulheres do Cati, autoestima com depedentes químicas do Recanto Renascer, além de abordar temas como Lei Maria da Penha e autoestima e um Dia da Beleza com mães de jovens internos na Fundação Casa.

No dia 30, será promovido um momento cultural com as idosas do Lar Vicentino e, para encerrar a programação, no dia 31 será aberta a exposição “Mulheres de Guarujá em ação”, no Paço Municipal Raphael Vitiello.


Fonte: http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/03/guaruja-realiza-programacao-especial-no-mes-da-mul | 03/03/2015 - 12:53

Ainda não conhece a OPPA Guarujá?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Guarujá!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa guaruja tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Guarujá