A

C

E

L

M

P

T

V

X

Guarujá divulga programação da 10ª Festa de Iemanjá

O evento se tornou tradicional na Cidade e congrega as religiões de matriz africana



Para celebrar um dos orixás mais populares das religiões de matrizes africanas, a Prefeitura de Guarujá prepara a 10ª Festa de Iemanjá. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e os terreiros de umbanda e candomblé. A iniciativa já se tornou tradicional na Cidade e congrega as religiões de matrizes africanas. A festa acontece na Praia da Enseada, em frente à Praça Horácio Lafer, no dia 2 de fevereiro, a partir das 17h30.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, a Festa de Iemanjá também tem o caráter de combate à intolerância religiosa e étnica. Esta luta é comemorada em todo o Brasil nesta quarta-feira, 21, com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Neste contexto, o secretário pontua que a programação vai além da festa. “A Prefeitura traz seminários, discussões e outras atividades de valorização à cultura afrodescendente por três dias, abordando palestras, históricos de terreiros, arte, culinária, moda e apresentações”, ressaltou.

A abertura com ato solene será em 31 de janeiro, às 19h30, na Praça Horácio Láfer, na Enseada, com grande roda e performances culturais. Já no dia 1º, às 18 horas, haverá apresentações de capoeira, Afoxé Motumbaxé, Afro Ketu e palestras.

No dia 2, quando é celebrado o Dia de Iemanjá, às 17h30 haverá apresentação de capoeira e, a partir das 19 horas, a concentração de fé com a chegada dos terreiros com cânticos e louvores para iniciar a procissão de Iemanjá.

História – Iemanjá é uma divindade das religiões de matriz africana, um orixá, sendo celebrada em 2 de fevereiro. Ela é considerada a padroeira dos pescadores e seu nome vem de “Yèyé omo ejá”, do idioma yorubá. O significado é “mãe cujos filhos são como peixes”. Sua festa é bastante popular e os fiéis costumam levar presentes e oferendas, como flores, perfume, sabonete, espelho e bijuteria, que são lançados ao mar.


Fonte: http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/01/guaruja-divulga-programacao-da-10a-festa-de-iemanj | 21/01/2015 - 08:35

Ainda não conhece a OPPA Guarujá?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Guarujá!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa guaruja tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Guarujá